FEIRA AGROECOLÓGICA DESTACA A CIDADE DE IGUAÍ NO TERRITÓRIO MÉDIO SUDOESTE

Iguaí ativou um belíssimo projeto de retomada dos diálogos com o povo do campo, a fim de desenvolver o grande potencial do município, no qual todos perderiam, caso essa não fosse uma prioridade desse governo. Atualmente, a Secretária de Agricultura de Iguaí e o Serviço Municipal da Agricultura familiar - SEMAF, vêm desenvolvendo projetos eficientes e buscando parcerias constantes com o governo do estado da Bahia. Com a gestão de Juarez Burinha e a coordenação de Rodrigo Nascimento, já houve a aquisição de mais de 1 trator para arar a terra do pequeno produtor rural, o  mapeamento, registro e fornecimento gratuito da DAP, através dos mutirões. Por meio da parceria com o Bahia Pesca, está existindo um fomento à piscicultura (criação de peixe).








 Na terça-feira, dia 27 de março, estará acontecendo a III Feira Agroecológica, lugar onde o dinheiro da população é investido nos produtores locais, fortalecendo o comércio e a produção. Observando ainda que, nesse processo está inserido a reeducação da população iguaiense, onde é possível enxergar o valor do homem do campo e todas as suas possibilidades como empreendedores (empresários em potencial), derrubando assim, a tola ideia de que viver na zona urbana é melhor. Em ambos espaços está inserido sua riqueza de fazeres e saberes, o que constitui a sua cultura, seu modo de viver.


Na otimização dos projetos, percebemos que existe uma sinergia, pois, o secretário de saúde, José Anailton vulgo Xapolin, mantém uma forte parceria com os projetos da Secretaria de Agricultura em todas essas feiras, disponibilizando enfermeiros para aferir a pressão de todos que quiserem e se necessário, encaminhar a pessoa a um hospital.




Os produtos da agricultura familiar desta feira, vem dos assentamentos: Riacho da Palmeira, Madeira, Macha Brasil e Zumbi dos Palmares, além das associações: Rio do Silvano, Rio dos Índios e Rio Preto. Com o apoio do prefeito Roni Moitinho a agricultura parece estar tomando um rumo bem diferente das outras secretarias, isso pode se dar pelo fato do atual prefeito ter sido coordenador regional da ADAB. Essa postura adotada pelo gestor do município de Iguaí, pode ser o divisor de águas para o crescimento econômico do município e sua auto sustentação.

Além da Feira Agroecológica de Iguaí, estará acontecendo o Encontro Territorial de Ater do Médio Sudoeste da Bahia. Tudo isso, terça-feira, a partir das 9 horas da manhã, na Praça Manoel Novaes, centro de Iguaí-Ba. Estará contando a presença de representantes dos seguintes órgãos ou instituições do governo da Bahia, SETAF, SEMAF, BAHIATER e SEC. MUN. AGRICULTURA.

No mês de abril, a secretaria de agricultura de Iguaí em parceria com o Bahia Pesca, estará distribuindo mais de um milhão de alevinos aos piscicultores iguaienses (pequenos produtores rurais).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORAL DA UESC NA 7ª EDIÇÃO DO FESTCOROS EM SALVADOR

O 3º Festival de Hip Hop do Sudeste da Bahia foi um verdadeiro manjar dos deuses